88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
51% de pacientes graves de Covid-19 podem apresentar perda de memória 08 de fevereiro de 2022 - 15:41
(Foto: Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) em 2021 estuda os efeitos cognitivos da doença em mais de 400 pacientes, submetidos a uma bateria de exames e testes psicológicos durante seis a nove meses após deixarem o hospital. Entre os relatos, a perda de memória foi mencionada em 51,1% dos casos.

Neste grupo, 15% dos pacientes também relataram a aparição de sintomas de ansiedade, enquanto 13% mencionaram o estresse pós-traumático, e 8% foram diagnosticados com depressão.

Segundo Fernando Gomes, o estudo pioneiro pode ser considerado robusto e demonstra que o vírus Sars-CoV-2 pode causar alterações neuropsiquiátricas, com uma predisposição para atingir o sistema nervoso central. “Existe uma preocupação consistente depois que o paciente teve um quadro grave de Covid-19 e necessitou de tratamento.”

O período de isolamento em casa ou o período de internação no hospital podem ser fatores com relação direta envolvendo o surgimento de transtornos psiquiátricos em pessoas que tiveram Covid-19. Para todos os casos, porém, é possível realizar certos protocolos para um diagnóstico mais eficaz dos distúrbios.

Nestas situações, o mais adequado é, primeiramente, a consulta com um especialista, podendo ser tanto um neurologista quanto um psiquiatra, dependendo do quadro.

Relacionados

Desenvolvido por: