88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > O Homem e a Terra
#625 O Homem e a Terra (05/09) 16 de novembro de 2023 - 12:47

(Foto: Rádio Mais)

O norte do Paraná concentra 88% da produção estadual de abacate. Apucarana é o município líder na produção com 46 produtores que se dedicam ao cultivo da fruta com produtores desde pequenos agricultores que vendem abacate no mercado local e nas feiras até os produtores que entregam para empresas revenderem a fruta como na CEASA.
O abacate se tornou uma boa e importante fonte de renda para muita gente, apesar da queda nos preços nos últimos meses, o comércio dessa fruta ainda é uma alternativa para alguns produtores.
O pessoal tem plantado variedades diferentes para que a colheita possa ser feita em várias épocas do ano, porém essa produção enfrenta dois problemas: um deles é as formigas. Para combater essa praga, o ideal é consultar um técnico para avaliar o problema e a melhor forma de controle. E o outra problematização é causada pela deriva, que é ocasionada pelo descuido dos agrotóxicos, fazendo que o veneno que vai para um dos frutos acabe atingindo outro através do vento, dessa forma prejudicando os pés de abacate, para os produtores que sofrerem com derivas vizinhas, basta denunciar com os técnicos da ADAPAR.
Para quem pretende cultivar o abacate ou qualquer outra fruta pode procurar os extensionistas do IDR Paraná para conversar a respeito, e assim ficar sabendo como produzir, qual mercado e que espécie é mais indicada para sua propriedade, consulte-os!

Tags: Agricultura O Homem e a Terra Agricultores Agronegócio IDR-Paraná Agrotóxicos

Relacionados

Desenvolvido por: