AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Acompanhamento com pediatra garante qualidade em saúde para crianças 28 de julho de 2022 - 12:08

O crescimento e o desenvolvimento saudável de uma criança dependem de diferentes fatores, por isso o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do acompanhamento regular com um pediatra. Ele é o profissional responsável por fornecer todas as orientações necessárias aos pais, além de indicar as ações adequadas para recuperar a saúde e prevenir doenças. 

O pediatra é fundamental na atenção primária à saúde, e todas as crianças devem ter acesso a esse especialista. “Quando falamos de um ser humano em crescimento e desenvolvimento, ele necessita de proteção. E o pediatra não é um médico somente para doenças, suas ações são de promoção, prevenção e assistência à saúde, para um atendimento integral.

O diretor-técnico reforça que a atenção pediátrica deve iniciar no nascimento da criança, com assistência ao parto, e continuar nas consultas de puericultura. “Essas consultas são para o acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, crescimento, peso adequado, vacinação, prática de esportes, entre outras.

As visitas ao médico devem ser mensais no primeiro ano de vida da criança e, com o decorrer do tempo, vão espaçando-se para a cada dois meses, até que seja estabelecida uma consulta por ano para a avaliação de saúde. Donizetti fala ainda que a escolha do pediatra deve acontecer já durante a gestação, e isso pode ser feito por meio de conversas com os especialistas. A confiança é fundamental para os resultados. Também é importante que os pais procurem referências curriculares e de outros pacientes.

Esse acompanhamento faz com que sejam evitadas idas desnecessárias a emergências hospitalares, que podem colocar ainda mais em risco a saúde das crianças. Devemos lembrar que nem toda febre precisa de atendimento hospitalar. Uma sala de emergência tem pacientes com doenças infectocontagiosas e uma série de outras situações que podem agravar ainda mais o quadro de uma criança com sintomas leves.

Sobre o assunto a jornalista Bruna Quinalha conversou com o vice diretor-técnico do Hospital Pequeno Princípe Dr Victor Horácio que fala sobre a impotância do acompanhamento com pediatra para as crianças.

(Foto: Canva)

Tags: Saúde Médicos Crianças Adolescentes

Relacionados

Desenvolvido por: