88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Cães e gatos podem contrair covid-19, mas não são transmissores da doença 19 de outubro de 2021 - 12:03

(Foto: Canva)

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), apenas 11% dos cães e gatos que habitam residências de pessoas que tiveram covid-19 apresentam o vírus nas vias aéreas. Esses animais, entretanto, não desenvolvem a doença, ou seja, apesar de apresentarem exames positivos para SARS-CoV-2, estes animais não possuem sinais clínicos da doença.

Segundo o médico veterinário professor da Escola de Ciências da PUC-PR, Marconi Rodrigues de Farias, que é um dos responsáveis pelo estudo, foram avaliados até o momento 55 animais, sendo 45 cães e dez gatos. Os pets foram divididos em dois grupos: aqueles que tiveram contato com pessoas com diagnóstico de covid-19 e os que não tiveram.

A pesquisa procurou analisar se os animais que moram com pessoas com covid-19 têm sintomas respiratórios semelhantes aos de seus donos, como dificuldade para respirar, secreção nasal ou conjuntival. O estudo conclui ainda que em torno de 90% dos animais, mesmo tendo contato com pessoas positivadas, não têm o vírus nas vias aéreas. Segundo o pesquisador, a possibilidade de cães e gatos transmitirem a doença é muito pequena.

Tags: COVID-19 Coronavírus Universitários PUCPR Animais Pesquisa Rádio Mais Rádio Mais Paraná Cães e Gatos Boa Notícia Pesquisadores

Relacionados

Desenvolvido por: