AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Câmara de Curitiba discute a divulgação da lista de espera do SUS 20 de janeiro de 2022 - 14:24
(Foto: Divulgação)

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), discute a disponibilização da lista de espera para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba. A proposta permite que o paciente que aguarda por consultas, exames ou cirurgias possa conhecer sua posição na espera e acompanhar o andamento da fila.

De iniciativa do vereador Marcos Vieira (PDT), o projeto determina a divulgação da lista de espera no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), podendo ser consultada pelo paciente usando seu número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Para garantir a privacidade, o cidadão será identificado apenas pelo seu número do CNS.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, as listas de espera devem seguir a ordem de inscrição dos pacientes, exceto para procedimentos emergenciais, de urgência ou de maior gravidade, se assim atestados por profissionais técnicos.

Para comprovação do tempo de espera do paciente, este receberá na solicitação do atendimento, um protocolo de inscrição onde deverá constar numeração própria, posição na listagem e as informações necessárias para consultá-la.


Desenvolvido por: