88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Cientistas estudam relação entre medicamento para câncer e fertilidade 27 de abril de 2023 - 10:39

(Foto: Canva)

Geralmente, a fertilidade feminina começa a cair drasticamente a partir dos 35 anos. Mas um estudo feito recentemente mostrou que um medicamento comum contra o câncer pode ser capaz de reverter a idade dos ovários das mulheres, estendendo potencialmente a fertilidade e atrasando a menopausa: o medicamento oral ripamicina.
Se comparar com o restante do corpo feminino, o envelhecimento dos ovários é abrupto e precoce.
A capacidade ovariana da mulher começa a cair significativamente a partir dos 35 anos. E esse envelhecimento se acumula até a menopausa, que começa, em média, aos 50 anos de idade.
No momento, os pesquisadores dos Estados Unidos querem descobrir se o medicamento pode ajudar a fazer com que mulheres que não engravidavam mais, a conseguir engravidar naturalmente ou por meio de procedimentos de fertilidade. Mas será que é seguro? Quais são as orientações dos médicos quanto a esse medicamento?
No Manhã da Mais, a jornalista Bruna Quinalha conversou sobre este assunto com o médico oncologista clínico e chefe do serviço de Oncologia, Dr. Evanius Garcia Wiermann, que instruiu sobre o tema.

Tags: Saúde Consultório Médico Manhã da Mais Saúde Feminina Câncer Câncer de Mama Câncer de Colo de Útero Mulher

Relacionados

Desenvolvido por: