88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Com a alta procura, testes rápidos já estão em falta em Curitiba 06 de janeiro de 2022 - 11:24

(Foto: Canva)

A explosão recente nos casos de gripe e de Covid-19 em Curitiba e o consequente aumento na procura por diagnóstico já causa dificuldade no abastecimento de exames para detecção do coronavírus ou do Influenza em laboratórios da capital paranaense, especialmente os chamados ‘testes rápidos’, cujo resultado é disponibilizado em um curto intervalo de tempo aos pacientes. Reflexo de uma demanda extraordinária, provocada pela crise do‘flurona’: como não dá, clinicamente, para saber a diferença entre a infecção pelo coronavírus e pelo influenza, as pessoas acabam sendo obrigadas a se submeterem aos testes não só para saber se foram contaminadas, efetivamente, mas também para descobrir qual agente as acometeu.

Pelo menos um laboratório da cidade estava sem testes rápidos para identificação de Influenza A, B e Covid-19, enquanto outro informou estar sem insumos para o teste rápido para detecção do SARS-CoV-2. Além disso, uma importante distribuidora sediada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que fabrica e comercializa produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas informou ter esgotado seu estoque de testes rápidos para detecção do coronavírus após um aumento súbito na procura nas últimas semanas. A situação só deve ser normalizada em meados de fevereiro.

O LANAC (Laboratório de Análises Clínicas), por exemplo, informou ter esgotado em 12 dias todos os testes rápidos para identificação de Influenza A, B e COVID-19, simultaneamente. A previsão é receber novos kits a partir da próxima semana. Por outro lado, testes sorológicos, antígenos e RT-PCR estão sendo realizados normalmente, sem a necessidade de agendamento.

O Frischmann Aisengart também informou que já não há mais exames rápidos para a Covid-19 e que o teste com antígeno também está com baixo estoque, devendo esgotar até o final da semana. Os exames de influenza, por sua vez, estão sendo feitos seguindo uma cota máxima diária. Na semana que vem, porém, deve começar a ser ofertado um novo exame, que detecta Covid e Influenza junto, o que deve normalizar a situação.

Tags: COVID-19 Pandemia Testes Rápidos Curitiba Pós-pandemia

Relacionados

Desenvolvido por: