88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Entrevista do dia
Como preparar sua empresa para mudança e com uma ferramenta usada no período de pós-guerra 01 de abril de 2020 - 12:50
(Foto: Reprodução)



O mercado mundial está em constante modificação, mas, de uns meses para cá, o mundo se viu em meio a um cenário inesperado, com a pandemia do COVID-19. Neste momento, como as empresas reagem ou se preparam para as mudanças é fundamental para não deixar que a crise faça uma corporação desandar.

Em entrevista ao programa Manhã da Mais, o CEO e fundador da Iwankio Consulting e consultor na área de Lean 6 Sigma, Alexandre Iwankio, explicou como é possível manter um negócio em pleno funcionamento nos dias de crise. Ouça a entrevista: 







Confira as regras que podem ser aplicadas à realidade das pequenas e médias empresas, alguns desperdícios que devem ser evitados são:

1- Diminuir a produção para evitar desperdícios – tentar trabalhar com o que já foi feito e atender a produção sob demanda, evitando assim, estoques que podem vir a vencer em curto prazo;


2- Cortar gastos supérfluos – já que a equipe toda ou parte dela já deve estar em home office, o custo de luz, água, telefone, impressões e transporte diminui drasticamente. No retorno normal das atividades, é preciso reavaliar o que é possível manter de redução, para que a empresa não opere no vermelho;


3- Evitar demoras e esperas – muitos culpam a crise pela diminuição da qualidade dos serviços prestados, porém, é agora que o serviço precisa mostrar excelência, respondendo e-mails e telefonemas rapidamente e solucionando dúvidas e problemas dos seus clientes com qualidade e agilidade;

 4- Otimizar equipe – não cortar pessoal, porque o custo disso pode ser prejudicial a longo prazo, e sim otimizar o trabalho e manter uma equipe unida, para somar esforços para agregar valor ao cliente neste período;

 5- Manter investimentos com marketing e divulgação – muitos acham supérfluo e é o primeiro corte em tempos de crise, porém, é esse trabalho que fortalecerá sua marca e irá manter sua reputação mesmo em tempos difíceis;


6- Processos inadequados - A realização eficiente dos processos depende da correta aplicação de ferramentas, procedimentos, parâmetros e sistemas. Quando isso não acontece, são inevitáveis as falhas e gargalos resultantes.


7- Qualidade – mantenha qualidade dos fornecedores, porque matéria prima de má qualidade ou serviço que precisa ser refeito, gera custo extra, além de tempo e energia desperdiçados.


Sobre o entrevistado:
 

CEO e fundador da Iwankio Consulting e consultor na área de Lean 6 Sigma, Alexandre Iwankio
Mais informações: (41) 9 9948-9293
Iwankio Consulting: especialistas em estratégias que promovem resultados significativos para sua empresa, através da metodologia Lean 6 Sigma. Saiba mais: www.iwankioconsulting.com.br/


Tags: Carol Chab Dicas

Relacionados

Desenvolvido por: