Consumidores estão percebendo a redução de peso dos produtos embalados
29 de junho de 2022 - 15:21
(Foto: Divulgação)
Você tem a sensação de estar pagando cada vez mais por menos? Não é só você. Uma pesquisa do site Reclame Aqui, com quase 7 mil usuários da plataforma, mostra que oito a cada dez consumidores no país notaram que os fabricantes estão reduzindo tamanho, peso ou metragem das embalagens dos produtos, mas sem a respectiva redução do preço.
Essa tática da indústria tem nome novo: reduflação. Já a estratégia é antiga, maquiar a embalagem para disfarçar a inflação reduzindo a quantidade de produto vendida. A prática é permitida, mas o código de defesa do consumidor e o Ministério da Justiça definem algumas regras.
É preciso deixar a mudança explícita na embalagem por pelo menos três meses. A informação precisa estar escrita em letras maiúsculas, negrito, com contraste de cores e em tamanho de fácil visualização. Quem descumprir as regras pode desde pagar uma multa até ter o direito de produzir suspenso.
Os Procons do Paraná estão fiscalizando essa situação de perto em várias cidades.
A jornalista Tetê Motta fez uma matéria especial sobre o assunto:
Relacionados