AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Cozinhando com a Mais
Cozinhando com a Mais: ovos no purgatório 05 de maio de 2022 - 12:01
(Foto: Panelinha)

Ovos no purgatório na Itália, ovos e tomates viram huevos rancheiros no México ou shakshuka em Israel. Chame o prato como quiser! Mas não deixe de provar. As gemas moles, que explodem sobre o molho de tomate com pimentão, são na verdade um pedacinho do paraíso. No Manhã da Mais a jornalista Tete Motta te ensina fazer essa recita super rápida que fica uma delícia.

INGREDIENTES
2 ovos
1 lata de tomates pelados em cubos (400 g)
¼ de pimentão vermelho
½ cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de orégano seco
1 pitada de pimenta calabresa seca
sal a gosto

MODO DE PREPARO
1. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte ¼ do pimentão - reserve o restante na geladeira para outra receita. Descarte as sementes e corte em cubos pequenos.

2. Leve uma frigideira de ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa - cuidado para não exagerar, vá aos poucos! - e mexa por mais 1 minuto.

3. Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Tempere com o orégano, sal e misture bem.

4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Com uma espátula, abra duas cavidades no molho e coloque os ovos com cuidado para não estourar a gema. Tempere cada um com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

5. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por mais 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, deixe cozinhar por mais tempo). Sirva a seguir com pão.

Fonte: https://www.panelinha.com.br/receita/Ovos-no-purgatorio


Tags: Receita Cozinha receita salgada cozinha pratica

Desenvolvido por: