AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Cozinhando com a Mais
Cozinhando com a Mais: Panna Cotta 20 de junho de 2022 - 16:24

Panna Cotta é o novo petit gateau. Todo mundo quer, todo mundo ama mas poucos sabem fazer uma panna cotta como deve ser. Esta é uma sobremesa leve, apesar de ser bem calórica, mas que sobremesa não é? Só as não tão boas. No Manhã da Mais a jornalista Bruna Quinalha te ensina essa receita deliciosa que pode ser servida com diversas opções de caldas.

Ingredientes:
250 ml creme de leite fresco
50 ml xícara de leite
2 Folhas de gelatina incolor
1 fava de baunilha ou 1/2 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
50 gramas de açúcar

Modo e preparo:
Mergulhe a gelatina em duas colheres de sopa de água e reserve.
Abra a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento com a ajuda de uma faquinha de ponta. Retire as sementes do interior da fava raspando com o lado cego da lâmina. Reserve as sementes e as favas.

Em uma panela pequena, misture o creme de leite, o leite, o açúcar, as sementes de baunilha e as favas. Leve ao fogo médio/baixo e cozinhe  até o açúcar dissolver e sem deixar levantar fervura. Retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho, drene bem a água da gelatina e junte ao creme. Dilua completamente a gelatina mexendo bem para incorporar.

Com uma concha, encha forminhas de alumínio de 100ml, caso queira que desenformar, e leve a geladeira por 6 horas ou de um dia para o outro.

Cerca de 10 minutos antes de servir, passe uma faca de ponta redonda e lâmina fina em torno do molde e vire no prato de servir. Caso não desenforme, coloque um pouco de água fervente em um recipiente e coloque o molde dentro por alguns segundos para esquentar apenas o fundo da forma, tente desenformar novamente.

A Panna cotta também pode ser servida sem desenformar dentro de potes de sobremesa, copos de vidro, taças ou potinhos de compota. Neste caso cubra com a calda já fria e depois da panna cotta ter se firmado completamente.

*Se for fazer com mais de 24 horas de antecedência, esteja ciente de que o resultado pode ser uma panna cotta um pouco mais firme.


Sugestões de Caldas para PannaCotta:

Calda de Frutas Vermelhas

500g de frutas vermelhas de sua preferência
200g de açúcar

Leve o açúcar e as frutas, se forem morangos devem ser picados, ao fogo por 5 a 6 minutos até formar uma calda. Espere esfriar e espalhe sobre a panna cotta.

Calda de Morango e Espumante:

½ xícara (chá) de espumante
1 xícara (chá) de morangos picados
½ xícara (chá) de geleia de morango
Modo de Preparo:
Em um liquidificador coloque ½ xícara (chá) de espumante, 1 xícara (chá) de morango picado, ½ xícara (chá) de geleia de morango e bata até formar uma mistura homogênea. Retire do liquidificador e leve para gelar.

Creme de Tangerina

2 gemas de ovo
1 ovo
5 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de raspas de poncã
6 colheres de sopa de suco de poncã
4 colheres de sopa de manteiga , sem sal
uma pitadinha de sal
Modo de Fazer:Misture o açúcar e as raspas de tangerina em uma tigela pequena até o açúcar ficar alaranjado. Bata as gemas, o ovo , a mistura de açúcar , o suco, a manteiga e o sal em uma panela média em fogo médio-baixo. Mexa sem parar até que vire um creme espesso, (cerca de 5 minutos). Retire do fogo e passe por uma peneira sobre uma tigela. Leve à geladeira até esfriar . Cubra a panna cotta já firme com o creme de tangerina. Para servir polvilhe raspas de chocolate.

Calda de Damasco:

15 damascos frescos, cortados ao meio e sem caroço
1/2 xic. de açúcar,
1 1/2 xic. de água
1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes para ferver em fogo médio por 2 a 3 minutos. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até que os damascos comecem a se desmanchar. Bata no liquidificador e sirva com a panna cotta.

Calda de Maracujá:

3 maracujas grande maduros
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Peneire a polpa e reserve as semantes.
Misture a polpa com o açúcar de confeiteiro até diluir e formar uma calda.
Adicione um colher de sopa de semente e descarte o restante.
Sirva por cima da panna cotta depois que já estiver firme e desenformada.

Calda de Vinho Tinto:

meia xícara (chá) de vinho tinto
meia colher (sopa) de fécula de batata
1 colher (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
Em uma panela pequena, coloque o vinho com a fécula e o açúcar, e leve ao fogo baixo por cerca de 3 minutos ou até engrossar. Deixe esfriar e reserve. Cubra a pana cotta com a calda e sirva.

Calda de Mamão Papaia:

½ xícara (chá) de suco de laranja (180ml)
1 colher (sopa) de mel
170g de mamão picado

Modo de Preparo:
Em um liquidificador coloque ½ xícara (chá) de suco de laranja, 1 colher (sopa) de mel, 170g de mamão picado e bata bem até formar uma mistura homogênea. Retire do liquidificador e leve para gelar.

Calda de Mirtilo (blueberry)

200g Mirtilo
50g açúcar refinado
1/4 xícara de água


Modo de Preparo:
Em uma panelinha leve todos os ingredientes pra cozinhar em fogo médio. Mexendo regularmente até formar uma calda não muito espessa. Cerca de 6 minutos.
Espere esfriar em temperatura ambiente antes de colocar sobre a panna cotta.

Tags: Receita Cozinhando com a Mais Receita Doce Cozinha cozinha pratica

Relacionados

Desenvolvido por: