88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Curitiba remaneja Unidades de Saúde por alta demanda de sintomas respiratórios 04 de janeiro de 2022 - 15:11
(Foto: Divulgação)

Até sexta-feira (07), 12 Unidades de Saúde vão ser convertidas em pontos de atendimento de casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e covid-19, em Curitiba. A Secretaria Municipal diz que a reestruturação temporária é consequência da alta procura pelas UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento, de moradores com sintomas respiratórios. Os locais ainda vão receber os pacientes em horário estendido, das sete da manhã às oito da noite. A reestruturação entra em vigor nesta terça-feira (04).

Cresceu a demanda por parte de pessoas com sintomas leves, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar. A Secretaria da Saúde atribui os registros às confraternizações de final de ano e ao relaxamento do uso de máscaras e higienização das mãos. 

A Prefeitura reforça que as UPAs são unidades destinadas para atender situações de urgência e emergência, que não podem esperar e com risco iminente de morte. Situações menos críticas devem ser atendidas em outros pontos da rede. Por isso, as opções de acesso foram ampliadas.

As 12 unidades que farão apoio às UPAs vão atender exclusivamente situações respiratórias ou de emergência. Você deve procurar a unidade mais próxima da sua casa ou dentro do seu Distrito Sanitário. 

 A Prefeitura lembra que, para sintomas respiratórios leves, você deve preferir a Central 3350-9000, pelo telefone. Seu caso vai ser avaliado por profissionais da Saúde, com os encaminhamentos adequados. O atendimento é feito diariamente, das oito da manhã às oito da noite.

Confira as unidades especificas para os atendimentos:
  • Distrito Sanitário Bairro Novo – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)
  • Distrito Sanitário Boa Vista – Unidade de Saúde Santa Cândida (Avenida Paraná, 5050, Santa Cândida)
  • Distrito Sanitário Boqueirão – Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)
  • Distrito Sanitário Cajuru – Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 119, Cajuru)
  • Distrito Sanitário CIC – Unidade de Saúde Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial de Curitiba)
  • Distrito Sanitário Matriz – Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho)
  • Distrito Sanitário Pinheirinho – Unidade de Saúde Aurora (Rua Theofhilo Mansur, 500,Novo Mundo)  e Unidade de Saúde Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375,Pinheirinho)
  • Distrito Sanitário Portão – Unidade de Saúde Guaíra (Rua São Paulo, 1495, Vila Guaíra)
  • Distrito Sanitário Santa Felicidade – Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz)  e Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)
  • Distrito Sanitário Tatuquara – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538, Tatuquara).


Relacionados

Desenvolvido por: