AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
É possível aprender coisas novas já idoso? Preciso estimular meu cérebro? 27 de julho de 2022 - 17:26

Além de fazer atividade física para manter o corpo em forma, o cérebro também precisa estar sempre em "movimento". De acordo com especialistas, o órgão deve ser entendido como um músculo, que vai enferrujando e perdendo sua funcionalidade, caso não seja exercitado. 

Para ajudar a driblar esse destino cruel, uma opção é a ginástica para o cérebro, que consiste em exercícios mentais capazes de fortalecer a capacidade cognitiva. Eles podem ser praticados em qualquer idade, entretanto, com a velhice, dedicar um tempo maior para essas atividades se torna ainda mais fundamental.

Para turbinar o cérebro, a grande dica é evitar rotinas e situações que coloquem ele no piloto automático. 

O ideal é esforçar-se e encarar novos desafios diariamente. Aprender a tocar um instrumento, estudar, ir ao cinema, fazer amigos, participar de discussões e escrever são exemplos de atividades que ativam os neurônios e restabelecem as conexões entre eles. 

Há várias maneiras de estimular o cérebro no dia a dia, como: Ler livros: estimula a memória, melhora a capacidade cognitiva, desenvolve a inteligência ao expor os leitores a experiências de personagens; Palavras cruzadas, caça-palavras e jogos de tabuleiro: estimulam a memória e a atenção; Novos idiomas: estimulam a memória e atenção;Novas habilidades (jardinagem, cozinhar, tocar um instrumento etc.): estimula tanto a parte cognitiva, quanto a memória motora; Viajar: expõe o indivíduo a novas situações e culturas, consequentemente a novos estímulos, enriquecendo o repertório mental; Dança: estimula a memória cognitiva e a memória motora; Ábaco: auxilia a ter mais concentração ao realizar atividades diárias, além de potencializar a memória e a velocidade de raciocínio.

Sobre o assunto a jornalista Bruna Quinalha conversou com o neurologista do Hospital Marcelino Champagnat Dr Gustavo Franklin que explica como o cerébro deve ser estimulado.

(Foto: Canva)


Tags: Saúde Idosos Cérebro Estimulo do cérebro

Relacionados

Desenvolvido por: