88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Empreendimentos pequenos de Curitiba entram na segunda onda de digitalização 06 de janeiro de 2022 - 14:48

(Foto: Divulgação)

Eleita a cidade mais empreendedora do Brasil pelo Ranking Connect Smarted Cities 2021, a capital paranaense agilizou processos e fez com que o tempo gasto com a burocracia para abertura de um estabelecimento chegasse a ser 60% menor do que a média brasileira, segundo o Ministério da Economia.

No entanto, não é somente a desburocratização que contribui para o sucesso do micro e pequeno empresário. Dentre as principais medidas para um bom desempenho está a digitalização das rotinas da empresa, desde a organização da contabilidade até o contato com os clientes e as vendas em si.

Segundo dados do Sebrae, desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 70% dos empresários brasileiros passaram a atuar em redes sociais ou aplicativos em 2021 para impulsionar seus negócios. Em 2020, o número não passava de 60%.

Um dos novos canais que surgiram nesse movimento é o aplicativo BEES, plataforma de vendas desenvolvida pela indústria de bebidas Ambev, que permite a compra online de diversos produtos, como cervejas, biscoitos e balas, para estabelecimentos como bares e restaurantes. 
Para o empresário Fabiano Moraes, dono da La Casa del Tabaco, localizada no bairro do Batel, o app também funciona como ferramenta de gerenciamento e contribui para a organização de seu empreendimento. 

Outro caso é o da Rede Prajá, aplicativo criado para conectar profissionais autônomos a seus clientes em Curitiba. Desenvolvido por moradores da cidade, o app reúne em uma mesma plataforma diversos tipos de serviços e, pelo sistema de geolocalização, consegue identificar a região em que está o usuário, apresentando estabelecimentos específicos daquela localidade.

Na plataforma, eletricistas, encanadores, “faz-tudos”, professores de inglês, cabeleireiros e até pedreiros podem se cadastrar e disponibilizar seus serviços a quem precisa.
De acordo com os fundadores da startup, são mais de 200 tipos de atividades disponíveis para contratação na cidade.


Relacionados

Desenvolvido por: