88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Ensino superior terá diploma virtual obrigatório 17 de janeiro de 2022 - 15:14

(Foto: Divulgação)

A partir de janeiro as Instituições de Ensino Superior brasileiras passarão a emitir seus diplomas dos cursos de graduação por meio do processo digital. 

De acordo com a nova regra, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), a partir do final deste mês dezembro, os certificados emitidos digitalmente serão válidos para atestar a formação. Faculdades menores, que não registram seu próprio Diploma, terão um prazo maior para se adequar à nova Lei.

O tradicional diploma impresso em papel moeda, deixa de ser obrigatório, e passa a ser um opcional do aluno que poderá solicitar o modelo mediante custo extra, estabelecido pela instituição.

Alguns dos benefícios apontados por especialistas são: a agilidade no processo, segurança para os estudantes e para o MEC e redução da burocracia. Para Fabrício Pereira, responsável pela área de Inteligência de Mercado, Pricing e Parcerias da Plataforma A+, o Diploma Digital chega para automatizar um processo considerado extremamente burocrático, oferecendo mais segurança ao MEC e permitindo maior controle da qualidade dos diplomas emitidos no País. 

Às vésperas das novas regras entrarem em vigor, especialistas alertam que as instituições ainda não estão preparadas para a mudança. Fabrício avalia que o debate está muito intenso, com as instituições se movimentando para cumprir a legislação: “As instituições têm um prazo curto para concluir o processo de adequação e o mercado não está pronto. Somente os grandes centros universitários estão avançados neste sentido".

A eliminação do papel e da burocracia também vai impactar positivamente no custo do processo de emissão do diploma, gerando uma economia de 75% para o aluno.

Relacionados

Desenvolvido por: