AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Mais saúde
Férias com vacinas em dia é sinônimo de tranquilidade 08 de julho de 2022 - 16:21

As tão esperadas férias do meio do ano estão chegando e para muitas famílias essa é uma ótima época para viagens, principalmente para aqueles que têm crianças em casa. Mas antes de arrumar as malas e embarcar, os pais devem estar atentos para os cuidados com a vacinação de todos, uma vez que estar com a carteira de vacinas em dia é algo fundamental para uma viagem saudável e tranquila. 

“O Ministério da Saúde recomenda que pelo menos 10 dias antes da viagem, o turista procure estar com a carteira atualizada. No caso de crianças, é importante checar se está tudo completo e no caso dos adultos também, já que normalmente eles acabam esquecendo das suas próprias vacinas quando crescem”, afirma a enfermeira, Katia Oliveira.

Katia também conta que o Brasil possui uma das carteiras de vacinação mais completas do mundo, porém a adesão às vacinas vem caindo nos últimos anos, o que vale ainda mais a atenção. “Para que haja a proteção coletiva e a nossa população fique blindada contra as doenças, o recomendável é que entre 90% e 95% das crianças, no mínimo, estejam imunizadas. Infelizmente esse número vem caindo muito e hoje três em cada dez crianças não receberam as vacinas necessárias e que protegem contra doenças potencialmente fatais”. 

A baixa na vacinação coletiva traz diversos problemas, principalmente relacionados a doenças que estavam erradicadas e começam a retornar, como o sarampo. Por isso é importante atenção redobrada em viagens internacionais ou lugares mais remotos. “Para viagens ao exterior, o cuidado deve ser ainda maior, pois muitos lugares exigem comprovação de que as vacinas estão em dia, caso contrário a entrada no país não é liberada. A principal vacina exigida nestes casos é a de febre amarela”, conta a especialista. Também é importante, antes de embarcar, trocar o cartão de vacinas por um de uso internacional, dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

(Foto: Canva)
Sobre o assunto no Manhã da Mais a jornalista Bruna Quianalha conversou com a enfermeira especialista em vacinação da Clínica Vacinne Katia Oliveira que esclarece dúvidas sobre vacinas que devem estar em dia para viajar.

(Foto: Canva)

Tags: Vacinas Férias Viagens

Relacionados

Desenvolvido por: