88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Fim do pedágio no Paraná deixa milhares de trabalhadores desempregados 30 de novembro de 2021 - 14:41

(Foto: Alex Silveira)

Cerca de 8 mil trabalhadores começaram a semana na fila do desemprego por conta do fim da cobrança de pedágio em 27 praças, nas rodovias do Anel de Integração do Paraná. A tarifa deixou de ser cobrada e as cancelas foram abertas para a passagem livre dos veículos, após o fim do contrato de concessão das empresas com o Governo do Paraná, que durou 24 anos.

O número de desempregados é calculado com base nos empregos diretos e indiretos informados pelas próprias concessionárias Rodonorte, Ecovia, Ecocataratas, Viapar, Caminhos do Paraná e Econorte.

Juntas, as empresas mantinham 2.431 postos de trabalhos diretos e 5.634 indiretos.

O desligamento dos funcionários só não foi total porque o Governo do Estado estabeleceu um acordo com duas concessionárias: a Econorte e a Caminhos do Paraná, em que as empresas se comprometem a manter o atendimento nas estradas por mais um ano, mesmo sem a cobrança da tarifa. Os acordos foram homologados na Justiça e estabelecidos em função de pendências que as concessionárias têm com o estado em devido a obras não realizadas.

O leilão para a nova concessão está previsto para ser realizado somente no último trimestre de 2022, de acordo com a estimativa do Governo Federal, que será o responsável pela nova fase de concessões.

Tags: Paraná

Relacionados

Desenvolvido por: