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Fora do novo leilão, trechos de estradas vão receber apenas manutenção 13 de abril de 2022 - 15:56
(Foto: Divulgação)

No próximo leilão de concessões rodoviárias do Paraná, previsto para o último trimestre deste ano, a maior parte dos quase 4 mil quilômetros de estradas federais que cortam o estado está contemplada. O novo desenho do Anel de Integração, com a previsão de 42 praças de pedágio, possui 3.361,9 quilômetros de extensão (apenas 35% são rodovias estaduais).

Além disso, três concessionárias de rodovias seguem atuando no Paraná fora do Anel de Integração – Litoral Sul, Régis Bittencourt e Planalto Sul já administram trechos importantes de estradas federais, que ligam Curitiba aos vizinhos São Paulo e Santa Catarina.

Mas, na "sobra" de estradas federais, ainda há vias com fluxos de veículos relevantes, como a BR-476, no trecho entre Lapa e União da Vitória. Para o trecho, que ficou de fora do novo leilão, não há previsão de melhoria, embora a duplicação seja uma reivindicação antiga da região.

A Superintendência no Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que a duplicação do trecho não está nos planos. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que a ligação entre Lapa e União da Vitória não integra nenhum lote do pacote de concessões, mas lembrou que há outros trechos da BR-476 que estão contemplados no leilão. A ANTT se refere à via com uma extensão de 54 quilômetros entre Araucária e Lapa, e que foi incluída no lote 1.

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