88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Entrevista do dia
Golpe do leilão cresce e 2 mil sites falsos são identificados 18 de agosto de 2022 - 15:37

Golpes cometidos por meio de falsos leilões na internet saltaram durante o período da pandemia, de acordo com dados da Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo (Aleoesp). Centenas de páginas virtuais usam nomes de seguradoras de veículos, departamentos de trânsito nacional, estaduais e municipais, de bancos públicos e de leiloeiros oficiais, causando prejuízos significativos aos compradores. 

Desde 2019, 2 mil sites falsos foram identificados. Somente em 2021, foram relatados 1.063 que forjavam leilões, número que é o dobro do que havia sido descoberto em 2020: 510. De 2016 a 2019, 420 endereços virtuais foram localizados. A tendência demonstra que esse tipo de crime vem se tornando mais frequente.

Os falsários colocam fotos, documentos e informações sobre os bens e criam mecanismos para que a vítima ofereça um lance. Após vencer o leilão, a pessoa recebe a carta de arrematação com a ordem de pagamento via boleto ou por meio de depósito em contas registradas em nome de laranjas, como se fosse a conta do leiloeiro oficial. Após o pagamento, o dinheiro desaparece.

Os golpistas agem sempre com ousadia. Em dezembro do ano passado, depois de detectar páginas fraudulentas que tentavam simular o Sistema de Leilão Eletrônico oficial da instituição, a Receita Federal viu-se obrigada a publicar um alerta.

Sobre o assunto no Manhã da Mais a jornalista Bruna Quinalha conversou com a advogada Aline Leal Kuss que alerta sobre os golpes que tem se tornado frequentes.

(Foto: Canva)

Tags: Cibercrimes Golpe Crime Leilão Site

Relacionados

Desenvolvido por: