88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Governo decreta crise hídrica no Paraná; Sanepar anuncia rodízio mais rigoroso 06 de agosto de 2021 - 09:59

(Foto: AEN)

Com a permanência da falta de chuva em todas as regiões paranaenses, o Governador Ratinho Junior resolveu estender para todo o Paraná a situação de emergência hídrica, que até então era válida apenas para a Região Metropolitana de Curitiba e o Sudoeste. 

O novo decreto é válido por 90 dias. O documento autoriza as empresas de saneamento a adotarem medidas que garantam o abastecimento público. Por isso, a partir da próxima quarta-feira (11), a Sanepar retoma o modelo de rodízio anterior para o fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. 

O período de abastecimento será reduzido para 36 horas, com suspensão de até 36 horas. Ou seja, um dia e meio com água e até um dia e meio sem água. A medida será implementada em função da falta de chuvas, que compromete o nível das barragens. 

A mudança no formato do rodízio é necessária para afastar a possibilidade de colapso no Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana. 

A Sanepar fez a análise e a projeção de fatores antes de tomar a decisão da adoção do modelo mais rígido de rodízio. A Companhia levou em consideração a evolução do consumo, o nível de reservação, o histórico e a projeção das chuvas. 

Em março de 2020, o nível das barragens fechou o mês com a média de 69%, caindo para 60% em abril e iniciando um viés de queda permanente sempre abaixo de 60%. Esse índice só foi reestabelecido um ano depois, em março de 2021, permanecendo somente até 4 de abril. A partir de então, as barragens passaram a registrar quedas sucessivas novamente, chegando aos 48% nesta semana.


Tags: Governo do Estado do Paraná Sanepar Paraná Rádio Mais Rádio Mais Paraná

Relacionados

Desenvolvido por: