AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Hemepar busca doação de plasma de pacientes que tiveram Covid-19 12 de março de 2021 - 11:11
Pessoas que já se recuperaram da Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma. Desde o ano passado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) faz a coleta e a produção de plasma hiperimune para repassar a hospitais que usam a terapia no tratamento de pacientes internados.
Para isso, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no Hemepar (AQUI).
A coleta de sangue pode ser feita em qualquer unidade da Hemorrede no Paraná. Já a coleta somente do plasma, nas doações por aférese, é feita apenas em Curitiba, assim como a produção do material que é destinado aos hospitais. 
TERAPIA – A transfusão de plasma convalescente é experimentada há tempos como terapia para doenças infecciosas. No caso da doença causada pelo novo coronavírus, a transfusão é feita no início da infecção, nos primeiros cinco dias, em pacientes que não estejam com o pulmão muito comprometido e sempre com autorização dos familiares. 



Tags: Saúde COVID-19

Desenvolvido por: