AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
INSS alerta aposentados sobre golpes por ligações, sms e e-mail 13 de outubro de 2021 - 12:08
(Foto: Reprodução/INSS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um importante alerta sobre os golpes praticados por cibercriminosos contra idosos e pensionistas. Esses crimes têm se tornado cada vez mais comuns em várias regiões do Brasil nos últimos anos.

De acordo com a instituição, a maioria desses golpes ocorre por meio de ligações telefônicas aos beneficiários ou mensagens via e-mail e sms. O roubo de dados ocorre por meio de farsas, com estelionatários se passando por funcionários do órgão público. 

Uma vez se passando como integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CPNS), os criminosos solicitam informações pessoais e pedem a transferência de valores para a liberação de supostos benefícios em atraso. De acordo com o INSS, não é necessário fazer nenhum pagamento para se ter direito a revisões de benefícios baseadas na legislação. 

Os criminosos também se passam por auditores da Previdência Social, e enviam documentos para os segurados em alguns casos, os convocando para uma chamada de resgate. 

“Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar”, informou a Previdência Social.

Em nota, o INSS reafirmou que não pede dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone, e alertou para as pessoas não disponibilizem seus dados. Ainda de acordo com a Previdência, a principal recomendação para os segurados é que em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário. 

Caso o beneficiário tenha sido vítima de algum tipo de golpe, deve procurar a Ouvidoria imediatamente e também registrar boletim de ocorrência numa delegacia da Polícia Civil.

Tags: Prevenção Economia Caixa Econômica Federal Idosos Terceira Idade Cibercrimes Rádio Mais Rádio Mais Paraná Golpe Crime INSS

Desenvolvido por: