AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Internações de idosos por quedas em casa sobe 17% em um ano no Paraná 05 de julho de 2022 - 11:59

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 3.178 casos de internações de idosos por quedas; no mesmo período de 2021 foram 2.717. 

Nos primeiros quatro meses de 2022, foram registrados 3.178 casos de internações de idosos por quedas em casa - um aumento de 17% se comparado com os índices do mesmo período do ano passado (2.717), conforme o DataSus, do Ministério da Saúde. No Manhã da Mais a apresentadora Carol Chab conversou com o ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat Dr Gabriel Tomazini que fala sobre o aumentos de casos de internações de idosos por conta de quedas.

As fraturas decorrentes de quedas estão entre as maiores causas de morte na terceira idade. 70% dos óbitos por acidente após os 75 anos estão ligados a tombos, principalmente dentro de casa, o que reforça a necessidade de atenção às medidas preventivas.

Especialistas reforçam a importância do acompanhamento médico de forma constante, especialmente as pessoas que fazem uso contínuo de medicações mais específicas, que podem provocar tonturas ou quedas de pressão.

O ortopedista Gabriel Tomazini explica que a maior parte dos acidentes pode ser evitado com medidas básicas.
"A gente costuma dizer que as armadilhas estão dentro da própria casa, então é importante retirar obstáculos como tapetes que às vezes ficam soltos. É sempre importante estar com um calçado com solado de borracha, de preferência fechado. Barras de apoios no banheiro, corrimão na parte da escada, etc", diz o ortopedista.

(Foto: Canva)

Tags: Saúde Idosos Paraná Acidente Acidentes

Relacionados

Desenvolvido por: