AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Julho Amarelo acende alerta para conscientização do Sarcoma: entenda a doença 19 de julho de 2022 - 11:32

Apesar de raro, tipo de tumor que pode afetar ossos, músculos, cartilagens e nervos em muitos casos só é descoberto em estágios avançados; Oncologista comenta sintomas e tratamento

Julho é o Mês de Conscientização sobre os Sarcomas, período superimportante para alertar sobre as variações desse tipo de tumor que pode afetar qualquer parte do corpo e todas as faixas etárias. Sarcomas são cânceres raros, sua incidência é de cerca 5 pessoas a cada 100.000.  Somados o conjunto de subtipos, que ultrapassa 100, representam cerca de 1% de todos os casos de câncer.

Os sarcomas são um grupo heterogêneo de cânceres provenientes de tecidos moles, incluindo trato digestivo, e ossos. Devido a sua raridade, são frequentemente mal caracterizados quanto a sua epidemiologia, biologia, história natural, fatores prognósticos e preditivos, e sensibilidade ao tratamento padrão, o que impõe desafios para diagnóstico e tomada de decisão clínica.

Existem diversos tipos de sarcoma, que são definidos a partir das células que se originam e ainda seu grau de agressividade. Em linhas gerais, é um câncer que atinge ossos e partes moles, como células de gordura, músculos, cartilagens e nervos. Estima-se que cerca de 60% dos tumores se desenvolvem nos braços e pernas.

Por ser um grupo de cânceres raros e não haver fatores de risco ambientais, não há estatísticas brasileiras sobre sua incidência e dados clínicos, culminando em pouco conhecimento por parte de profissionais de saúde. 

A maior parte dos sarcomas acontece sem causa pré-definida, ou seja, são esporádicos. Alguns fatores de risco como síndromes genéticas hereditárias, tratamentos prévios com radioterapia estão associados com o desenvolvimento da doença em alguns casos.

Sobre o assunto a apresentadora Carol Chab conversou com o médico oncologista da Oncoclinicas curitiba Dr Bruno Azevedo que explica o que é o sarcoma e quais os cuidados devemos ter com a doença.

(Foto: Canva)

Tags: Cuidados com a Pele Sarcoma Nervos Músculos cartilagem

Relacionados

Desenvolvido por: