AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Nona baleia é encontrada morta no Litoral do Paraná 20 de agosto de 2021 - 22:00
(Foto: Divulgação)

No fim da tarde de quinta-feira (19), a 9ª baleia jubarte encalhada e morta foi encontrada no Litoral do Paraná. Desta vez foi no Balnerário Marissol, em Pontal do Paraná. Segundo informações do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foram recebidos diversos acionamentos de que a baleia estaria boiando próximo à costa, mas foi preciso aguardar o encalhe. 
Foram encaminhadas equipes especializadas para realizar atividades de necropsia ao amanhecer, nesta sexta-feira (20). A ação contou com o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná, que forneceu uma retroescavadeira para retirar a carcaça da baleia da linha de maré assim que encalhou e depois para enterrá-la, após o procedimento de necropsia. O procedimento seguiu em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA).
A pesquisadora Camila Domit diz que as causas das mortes das baleias seguem sendo investigadas por diversos pesquisadores no Brasil e junto à parceiros internacionais. A avaliação envolve o olhar para múltiplas hipóteses, inclusive sobre o potencial efeito das mudanças climáticas globais na produtividade do continente Antártico e nas correntes que influenciam na migração das baleias.

Tags: Rádio Mais Rádio Mais Paraná Litoral Litoral do Paraná Litoral Paranaense

Relacionados

Desenvolvido por: