88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Regras de transição para a aposentadoria ficam mais rigorosas 03 de janeiro de 2022 - 17:43

(Foto: Divulgação)

As mudanças valem para quem já estava no mercado de trabalho no momento da promulgação da nova Emenda Constitucional. Essas regras se alteram de forma escalonada, mudando a cada ano.  

Por isso, aumentou em um ponto a exigência para os trabalhadores que pretendem se aposentar pela regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade. Ou seja, passa de 88 para 89 pontos o mínimo para aposentadoria das mulheres; e de 98 para 99 pontos, no caso dos homens. No entanto, é preciso ter também, no mínimo, 30 anos de pagamento da previdência para mulheres; e 35 anos para os homens

A regra de transição para aposentadoria por pontos aumenta um ponto ao ano até chegar aos 105 pontos para homens; e 100 para mulheres.

A segunda regra que mudou com a virada do novo ano é a chamada regra da idade progressiva, que é semelhante à dos pontos. Ela também exige o mínimo de 30 anos de contribuição para as mulheres e 35 para os homens. A diferença é que aumenta seis meses a idade mínima ao ano.

A regra de transição para aposentadoria por pontos aumenta um ponto ao ano até chegar aos 105 pontos para homens; e 100 para mulheres.

A segunda regra que mudou com a virada do ano é a chamada regra da idade progressiva, que é semelhante à dos pontos. Ela também exige o mínimo de 30 anos de contribuição para as mulheres e 35 para os homens. A diferença é que aumenta seis meses a idade mínima ao ano


Relacionados

Desenvolvido por: