88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Retomada do horário de verão neste ano é descartada pelo Governo Federal 01 de outubro de 2021 - 12:20
(Foto: Joseph Redfield/Pexels)

Na última quinta-feira (30), a retomada do horário de verão foi descartada pelo ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque. O programa foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2019. 

Neste ano, o governo vinha sendo pressionado pelos setores da economia para a retomada do fuso horário, tanto para diminuir a demanda dos reservatórios das hidrelétricas em vista da crise hídrica, quanto para melhorar os negócios do comércio com uma hora de sol a mais durante o dia. 

Nas últimas semanas diversos setores se manifestaram pelo atraso em uma hora do horário frente à crise hídrica que o País passa, e que afeta a geração de energia hidrelétrica. Uma resposta do governo era aguardada para esta semana.

O ministro Bento Albuquerque falou sobre o assunto após a inauguração de uma usina térmica em São João da Barra (RJ). De acordo com suas palavras, o horário de verão não traria economia de energia.

Diante da crise hídrica, o governo solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) novos estudos sobre o horário de verão. A conclusão foi que o retorno do programa não traria mudanças significativas no impacto da crise energética. 

Os resultados são semelhantes as justificativas que deram fim ao horário de verão. Segundo o governo, pesquisas afirmam que as mudanças do perfil de consumo residencial somam um pico no início da tarde, quando faz mais calor. Por esse motivo, não há mais grande economia em retardar o pôr-do-sol. 

Contudo, uma pesquisa do Datafolha mostra que mais da metade dos brasileiros quer que horário de verão volte. Segundo o instituto, 55% das pessoas apoiam o programa, 38% são contra e os demais são indiferentes.

Tags: Verão Rádio Mais Rádio Mais Paraná Fornecimento de Energia Brasil Crise Hídrica Energia Elétrica Presidente Jair Bolsonaro

Relacionados

Desenvolvido por: