88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Sanepar planeja fazer das cavas do Iguaçu a nova barragem de Curitiba e região 04 de maio de 2022 - 16:01
(Foto: Divulgação) 

Aposta de reforço para o abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), a captação de água na Reserva Hídrica do Futuro deve começar em outubro. As obras para interligar as primeiras cavas ao sistema da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começaram no fim do ano passado, com o trabalho de limpeza das cavas de Piraquara, que agora vão receber comportas para interligá-las ao sistema de abastecimento.

A captação nos panelões de água formados pela extração de areia na bacia do Iguaçu ganhou ainda mais força com a crise hídrica, quando a estiagem deixou Curitiba e cidades vizinhas sob racionamento por quase dois anos.
 
Atualmente, a Sanepar opera quatro represas na grande Curitiba com previsão de que a quinta, a do Rio Miringuava, em São José dos Pinhais, entre em operação no fim de 2022 com dois anos de atraso.

A meta é de que em dez anos toda a estrutura da Sanepar seja instalada e a reserva opere como uma barragem de fato, capaz de produzir 44 bilhões de litros de água. Como comparativo, a Miringuava terá capacidade para 38 bilhões de litros de água - cerca de 15,7% a menos do volume a ser extraído das cavas do Iguaçu.


Tags: Sanepar Curitiba

Relacionados

Desenvolvido por: