88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
São José dos Pinhais anuncia retorno gradativo das aulas presenciais 26 de julho de 2021 - 20:27
(Foto: Prefeitura de SJP)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto com a Comissão Interna de Planejamento Pedagógico, definiu uma nova organização do trabalho pedagógico para as unidades educacionais. A partir de agosto, as escolas municipais deverão atender os estudantes de forma individualizada, através da Intervenção Pedagógica Individual, seguindo deliberação do Conselho Nacional de Educação.
Inicialmente será realizada uma avaliação diagnóstica, que será aplicada para todos as estudantes do 1º ao 5º ano que os pais autorizarem, permitindo identificar como está o estágio do processo de aprendizagem de cada um dos avaliados. A partir do diagnóstico, inicia a chamada Intervenção Pedagógica Individual, no formato presencial, onde os estudantes receberão atendimento individualizado para suprir suas necessidades específicas nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. É a primeira vez que um estudo dessa importância é realizado simultaneamente em todas as escolas municipais, demonstrando a preocupação com o processo ensino-aprendizagem. As aulas terão duração de 1h30 (uma hora e trinta minutos), serão diversificadas e ajudarão a explorar habilidades individuais, onde os professores poderão trabalhar com jogos pedagógicos, atividades motoras e materiais manipuláveis, por exemplo.

Educação Especial
Nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEEs) e no Centro Municipal Especializado de Avaliação e Estimulação Precoce (CAEP) os atendimentos também retornam em agosto.
Os CEMAEEs retornam inicialmente atendendo estudantes dos quintos anos. Posteriormente, o atendimento será ampliado aos estudantes dos demais anos do ensino fundamental.
O CEMAEE Anne Sullivan atenderá de forma gradativa, por faixa etária. No CAEP o atendimento retorna com crianças de 5 e 4 anos. Após, será feito o retorno gradativo para as demais idades, até os bebês. As escolas especiais Madre Paulina e Ilza Souza Santos e o CEMITRA têm previsão de retorno presencial gradativo a partir de setembro, de forma escalonada. As Salas de Recurso Multifuncional retornam com os estudantes em atendimento individual escalonado a partir de agosto.

Educação Infantil
A Secretaria de Educação também está avaliando a possibilidade de retorno gradativo da Educação Infantil, de forma que atenda os requisitos e as normas de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde. Importante lembrar que os profissionais da Educação Infantil também já estão nas suas unidades, trabalhando presencialmente em planejamentos e ações para melhor atender as crianças.

Protocolos de Seguranças
Esse atendimento deverá ser feito respeitando as orientações dos órgãos de saúde no que se refere à prevenção contra a Covid-19, com atenção aos cuidados com higienização e distanciamento, visando preservar a saúde dos estudantes e dos profissionais da Educação.
Para tanto, a Secretaria de Educação está enviando para as unidades de ensino equipamentos de proteção individual (EPI) e dispositivos como dispensers de álcool em gel, termômetros digitais infravermelhos, máscaras face shild, entre outros.
Para orientar estudantes e professores, a SEMED também está enviando placas informativas, adesivos de carteiras e adesivos de chão.

Ensino Remoto continua
Para os pais que optarem por manter seus filhos estudando em casa, permanece o atual modelo de ensino remoto. Assim, quinzenalmente, os pais devem retirar as atividades de seus filhos nas unidades educacionais.

Tags: Prefeitura de SJP Educação São José dos Pinhais SJP Rádio Mais Rádio Mais Paraná Professores Prefeitura de São José dos Pinhais

Relacionados

Desenvolvido por: