88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Trotes a serviços de emergência voltam a crescer no Paraná 11 de abril de 2022 - 16:24
(Foto: Divulgação)

As ligações falsas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os populares trotes, voltaram a crescer no Paraná. A informação é do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do estado (Consamu).

O consórcio identificou uma quantidade de telefonemas com falsas informações de ocorrências quase 100% superior no primeiro trimestre de 2022, no comparativo com os primeiros três meses do ano passado. O aumento no número de trotes ao Samu, via telefone 192, coincide com a queda nos indicadores da pandemia de Covid-19.

Além de atrapalhar os atendimentos de quem mais precisa, as ligações falsas também sugam as energias dos profissionais que trabalham com urgência e emergência, que perdem tempo em linha com os trotes.

Ao longo de 2021, foram registrados 1.228 trotes telefônicos no serviço de emergência 192, o que corresponde a uma média de 102 telefonemas com informações falsas por mês, ou três a cada dia.

Vale lembrar que passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Além disso, crianças e adolescentes também podem ser punidos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Samu é um serviço gratuito, que funciona 24 horas via número 192, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipes de socorro, acionado por uma Central de Regulação das Urgências. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.


Relacionados

Desenvolvido por: