88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Variante Ômicron pode ser neutralizada com duas doses da Coronavac 12 de janeiro de 2022 - 16:06
(Foto: Divulgação)

Segundo dados do instituto Butantan, duas doses da vacina Coronavac contra a Covid-19, neutralizam a variante Ômicron. A efetividade da vacina foi comparada em quatro estudos científicos. A primeira pesquisa reúne resultados do ensaio de neutralização da Coronavac para a variante Ômicron. Os outros três trabalhos se referem a diferentes ensaios de neutralização da Pfizer contra a Ômicron.

O ensaio de neutralização da Ômicron pela Coronavac foi publicado na última segunda-feira (10) no periódico científico Emerging Microbes & Infections. O estudo foi conduzido por pesquisadores chineses da Universidade Fudan e da Universidade de Medicina Tracional Chinesa, em Xangai, da Universidade Jinan, em Guangdong, e da Universidade de Hong Kong.

Para a análise, os pesquisadores produziram partículas semelhantes ao vírus (pseudovírus) contendo a proteína Spike de sete cepas do novo coronavírus: as variantes de preocupação Ômicron, Alfa, Beta, Gama e Delta, além das variantes de interesse Lambda e Mu.

De acordo com os autores do trabalho, a redução de neutralização média de 12,5 vezes da Coronavac diante da variante Ômicron, é “melhor do que os trabalhos publicados sobre duas doses de vacinas de RNA mensageiro, nas quais foi observada uma diminuição de 22 vezes e de 30 até 180 vezes da neutralização em imunizados com a Pfizer”.

Relacionados

Desenvolvido por: