88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Enfermagem segue em alta após a pandemia 16 de maio de 2023 - 20:21
(Foto: Distribuição) 

A alta demanda por enfermeiros têm atraído um número cada vez maior de estudantes interessados em fazer uma graduação na área. O curso de Enfermagem está entre os campeões de matrículas no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo INEP.

A empregabilidade cresce na mesma proporção. Um estudo da Fiocruz em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revela que 90% dos profissionais estão empregados. Para ajudar quem está de olho neste mercado aquecido desde a pandemia, o UniCuritiba acaba de lançar o curso superior de Enfermagem.

A instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de educação superior privada do país, fará o vestibular para a primeira turma de Enfermagem no dia 27/5. As inscrições podem ser feitas em https://www.unicuritiba.edu.br/ e os candidatos com melhor desempenho concorrem a bolsas de estudo de até 100%.

Dos cerca de 6,6 milhões de profissionais de Saúde em atuação no Brasil, mais de 2,7 milhões são da área da Enfermagem – entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Os dados do Cofen de julho de 2022 revelam um crescimento superior a 66% neste contingente em menos de uma década.

Enfermagem e suas especialidades
O Conselho Federal de Enfermagem estima que metade dos enfermeiros brasileiros estejam empregados no setor público, cerca de 32% no setor privado, 14,6% no filantrópico e 8,2% em atividades de ensino. As áreas de atuação para quem atua na Enfermagem são amplas, com mais de 60 especialidades.
“Com dezenas de possibilidades, a Enfermagem tem opções para todos os perfis profissionais. Quem investe na formação de qualidade, se especializa e aprimora competências e habilidades específicas encontra ainda mais respaldo no mercado de trabalho”, diz a coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Koch Temporal.

Auxiliar, técnico ou enfermeiro?
No Brasil, a Lei 7.498/1986 regulamenta o exercício da enfermagem e cada tipo de formação. Os enfermeiros precisam cursar o bacharelado em Enfermagem e seu campo de atuação é amplo.
Eles podem trabalhar em diferentes níveis de atendimento, incluindo casos de maior gravidade ou complexidade, e são grandes aliados dos médicos, já que prestam todos os cuidados necessários aos pacientes e estão aptos a tomar decisões imediatas em situações de emergência.
Já os técnicos em Enfermagem têm certificados profissionalizantes e fazem parte da equipe de Enfermagem, sendo supervisionados por um enfermeiro. Os técnicos são preparados para procedimentos de média complexidade, atendimentos em pré e pós-operatório, centros cirúrgicos e clínicas.
Nos setores ambulatoriais estão os auxiliares de Enfermagem, também supervisionados por um enfermeiro e autorizados a trabalhar com procedimentos mais simples. Entre suas funções estão a higienização dos pacientes, esterilização de equipamentos e materiais de trabalho, curativos, aplicação de vacinas e administração de medicamentos em casos de baixa complexidade.

SERVIÇO
O quê: novidade no UniCuritiba – lançamento do curso superior de Enfermagem
Quando: vestibular no dia 27/5 com bolsas de até 100% para os candidatos com melhor pontuação e início das aulas em agosto – turnos matutino e noturno
Inscrições em https://www.unicuritiba.edu.br/

Tags: Medicina Enfermeiros Rádio Mais Hospital

Relacionados

Desenvolvido por: